Seminário arquidiocesano lança versão digital do jornal “O Levita”

23 de outubro de 2020

O centenário jornal do seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, “O Levita”, chega em sua 113ª edição numa versão digital. Os encontros com o clero e com os familiares que ocorrem todos anos tiveram que ser cancelados por causa da pandemia.

“Esse matéria quer ser uma grande ação de graças ao Senhor da Messe e Pastor do Rebanho por tantos (arce)bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos que gastam as suas vidas por esta Igreja Diocesana nos seus 120 anos de evangelização. É por isso que esta edição de ‘O Levita’ traz muitas informações e formações em seus relevantes escritos. Elas ajudarão você a garimpar a vocação desta casa, coração da Igreja Diocesana de Pouso Alegre”, escreveu o reito, padre Ivan Paulo Moreira, na apresentação da revista.

A edição de 2020 tornou-se toda especial, porque sai dentro do jubileu de 120 anos de criação da arquidiocese de Pouso Alegre.

“O que significa celebrar o ano jubilar de 120 anos da arquidiocese de Pouso Alegre? Somos conduzidos pelas palavras do profeta Jeremias: ‘Eu vos darei futuro e esperança’ (Jr 29,11). Conforme a exortação do profeta, o anúncio da presença de Deus num tempo de esperança se dá a partir do retorno do povo à fidelidade ao Deus da aliança. É tempo de crer em um futuro de esperança. Caminhando já no Novo Testamento, percebemos que o nascimento de Jesus, tão esperado para libertar Israel, chega com a certeza da ‘esperança messiânica’. Sua pregação denota que n’Ele se realiza esta promessa: ‘cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura que acabais de ouvir’ (Lc 4,21). Nota-se, assim, que no Verbo de Deus, se plenifica a esperança cristã. Dessa maneira, a exemplo do ocorrido na História da Salvação, também hoje, celebrar este ano jubilar de 120 anos da Igreja é celebrar um especial tempo de Graça, de misericórdia e de Júbilo a Deus pela evangelização nestas terras sul-mineiras, onde o seminário é lugar privilegiado de formar os futuros pastores, segundo o coração de Deus”, escreveu padre Ivan.

“O Levita” quer trazer um pouco do dia-a-dia do seminário, com suas atividades formativas, pastorais e educacionais.

FAÇA O DOWNLOAD DO JORNAL “O LEVITA”

por Pe. Andrey Nicioli