Seminário arquidiocesano realiza missões vocacionais em paróquia de Pouso Alegre

16 de janeiro de 2020

Os seminaristas das etapas Propedêutica, Discipular e Configurativa do Seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora iniciaram no último domingo a Semana Vocacional, que este ano ocorre na Paróquia São Francisco e Santa Clara em Pouso Alegre. Os 27 seminaristas permanecem em missão até o próximo domingo, com encerramento previsto para a missa das 10h. Os padres formadores, Ivan Paulo Moreira e Franciso José da Silva, também participam, com a visita aos enfermos para ministrarem o Sacramento dos Enfermos e presidência da Eucaristia nas comunidades.

Segundo o reitor do Seminário, padre Ivan, esse trabalho missionário quer responder ao apelo da Igreja, de formar padres a serviço do Evangelho capazes de atuarem em todas as realidades.
“As missões vocacionais têm por objetivo responder ao apelo do Papa Francisco de anunciar a alegria do Evangelho e anunciar a alegria do Evangelho em uma Igreja chamada a ser uma Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas do nosso mundo. Conforme os bispos da Igreja do Brasil nos recordam, em uma cultura urbana marcada pelas transformações. Esse trabalho quer ajudar o jovem seminarista, que está iniciando o caminho do seminário nas suas etapas, a ouvir a voz de Deus e partilhar desta alegria, já se configurando a Cristo, o Bom Pastor”, afirmou.
A paróquia São Francisco e Santa Clara completa em 2020 seus cinco anos de criação, e acolher esse trabalho missionário faz parte dos preparativos para esse momento festivo. Segundo o pároco, padre João Luiz Ferreira Peçanha, o objetivo principal dos seminaristas é a visita às casas e aproximação daqueles que estão distantes da comunidade.

“O principal objetivo dos seminaristas tem sido a visita aos enfermos e aos mais afastados da vida das comunidades, celebrações e encontros. As missões vocacionais revelam nosso desejo de revigorar em todas as nossas comunidades o ardor missionário e a alegria pela causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.

As missões começaram a ser preparadas em agosto do ano passado. Em dezembro ocorreram as pré-visitas realizadas pelos leigos da própria comunidade. A Paróquia São Francisco e Santa Clara possui 14 comunidades, sendo sete urbanas (Matriz, Santa Beatriz, São Miguel Arcanjo, Sagrada Família, São Pedro e São Paulo, São João Paulo II, Nossa Senhora. Aparecida – Faisqueira) e sete rurais (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Afonso, São José Esposo, Nossa Senhora Aparecida – Cervo, São João Batista, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores).

por Pe. Andrey Nicioli