SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO REALIZA MISSÕES VOCACIONAIS

19 de janeiro de 2024

Entre os dias 09 e 14 de janeiro, o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) realizou missões vocacionais na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Rita do Sapucaí (MG). A presença do seminário, na pessoa dos seus formadores e formandos, tem como objetivo a celebração da Eucaristia, a pregação do Evangelho e a visita às casas para promover uma formação missionária e cultivar as vocações laicais, religiosas e sacerdotais.

O período das missões vocacionais do seminário foi antecedido por uma preparação espiritual e prática com vistas a uma melhor vivência missionária. No domingo, dia 07, os seminaristas, após um período de férias, retornaram para o seminário. Na segunda-feira viveram uma manhã de espiritualidade que foi conduzida pelo senhor Manoel Messias, coordenador arquidiocesano da pastoral carcerária. Na tarde deste mesmo dia, o padre Sebastião Márcio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, acompanhado por alguns fiéis leigos, apresentou a realidade paroquial e as comunidades que, posteriormente, seriam visitadas. O dia findou com a celebração da Missa na capela Nossa Senhora Auxiliadora. Na terça-feira, pela manhã foram dados os últimos encaminhamentos e, à tarde, os seminaristas chegaram à paróquia em Santa Rita do Sapucaí.

A abertura das Missões se deu por meio da celebração da Missa que foi presidida pelo padre Samuel Gâmbaro, formador da etapa do propedêutico, e concelebrada pelo Pe. Francisco José, formador da etapa discipular, Pe. Sebastião Márcio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Pe. José Francisco, vigário paroquial. Terminada a celebração os seminaristas foram para as comunidades onde realizariam o trabalho missionário.

As comunidades que receberam as visitas e celebrações dos seminaristas foram: Pouso do Campo, Cafundó, Machado e São José. Os padres realizaram também a assistência espiritual dos idosos e enfermos.

No sábado, pela manhã, todos retornaram à cidade para iniciar a visitação nas casas da comunidade Santa Edwiges. As visitas se estenderam por todo o dia. No domingo, às 10 horas foi celebrada a Missa de encerramento. Presidida pelo Pe. Sebastião Márcio e concelebrada pelo Pe. Francisco. Com o almoço, deu-se o término da missão vocacional 2024.

Texto: Padre Carlos Cézar Raimundo

Imagens: Seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior – 2º ano da etapa discipular