Comissão Vida Plena realiza encontro de formação sobre a CF 2024

21 de janeiro de 2024

A Comissão Comunidade de Fé a Serviço da Vida Plena para Todos, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), realizou neste domingo, 21, um encontro de formação com os animadores da Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024).

Participaram da atividade os responsáveis pela animação da CF 2024 nas paróquias e os cristãos leigos e leigas de toda a arquidiocese. O encontro teve a presença do Padre Jean Poul Hansen, assessor das Campanhas da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo do evento, realizado nas dependências da Paróquia São João Batista, em Pouso Alegre, foi proporcionar a formação dos fiéis leigos e leigas para a animação da CF 2024 nas paróquias da arquidiocese sul-mineira.

O encontro teve início às 07 horas com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre José Luiz de Faria Júnior, vigário paroquial da Paróquia São João Batista. Em seguida, os participantes foram acolhidos pela organização do evento e após se apresentarem acompanharam a explanação do Padre Jean Poul.

O formador abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23,8).

Após o almoço, as atividades seguiram até às 16 horas, com a realização dos trabalhos em grupos, o plenário e a mística de encerramento, com a bênção de envio dos participantes.

Para o assessor arquidiocesano da Comissão Vida Plena, padre Felipe Mateus da Silva, o encontro formativo visa “despertar os nossos animadores  para o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social. E para que possamos viver bem a quaresma a luz da Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, eclesial e comunitária e social.”

Campanha da Fraternidade

60 anos a Igreja do Brasil realiza a Campanha da Fraternidade durante o Tempo da Quaresma, com início na Quarta-feira de Cinzas e término no Domingo de Ramos.

Neste ano, com o tema e o lema escolhidos, deseja-se  despertar “a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”, conforme informa o site oficial da Campanha.

A CF 2024, dentro do caminho quaresmal, faz “um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.”

Para bem viver a Campanha da Fraternidade a Igreja disponibiliza um vasto material para divulgação e para reflexões em família e em comunidade. Através da Edições CNBB é possível adquirir os subsídios.

Nas paróquias de nossa Arquidiocese você também encontra o livro para as reflexões em grupo. Entre em contato com a sua comunidade paroquial para mais informações.

Texto: Éder Couto, com colaboração do Padre Felipe Mateus da Silva

Imagens: André Martins, Patrícia de Oliveira e Rita Bitencourt.