Seminário lança edição de número 114 do informativo “O Levita”

31 de maio de 2021

Lançado sempre em maio, o informativo “O Levita” é uma publicação do seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora, escrita pelos próprios seminaristas e pelos padres formadores.

“Vale recordar sempre a importância do nosso seminário na vida da Igreja Particular. O seminário é o lugar do cultivo da vocação. Temos certeza de que, desde a criação de nosso seminário, Nossa Senhora tem inspirado jovens com o seu ‘sim’ e amparado todos aqueles que aqui iniciam o processo de discernimento vocacional”, disse o reitor, padre Heraldo José dos Reis.

Nesta edição, o leitor poderá conhecer um pouco mais sobre a formação dos seminaristas em tempos de pandemia da Covid-19. Padre José Francisco da Silva lembra que, no início da pandemia, em 2020, a dúvida era uma: permanecer com os jovens no seminário ou enviá-los para a casa de seus familiares . Em comunhão com o arcebispo, a decisão foi pela ida dos formandos para casa, onde permaneceram por aproximadamente seis meses.

“Nós, formadores, tivemos que nos reinventar e encontrar maneiras de acompanhar os seminaristas a distância. O meio mais eficaz para dar prosseguimento às conversas, orientações e orações foi de forma on-line, pelo aplicativo Zoom, uma grande descoberta, até então desconhecida por nós formadores e seminaristas. Assim conseguimos redimensionar a formação dos nossos seminaristas, sem a necessidade de interromper o processo formativo”.

Mas chegou um momento do ano passado que a equipe formativa percebeu que o distanciamento da casa formativa estava prejudicando todo o processo de discernimento dos formandos.

“Os seminaristas estavam se distanciando cada vez mais do seu ideal vocacional, alguns chegaram a desistir do seminário, outros, devido às necessidades, pensavam procurar trabalho e ajudar os familiares nas despesas da casa. Diante de tais questionamentos dos formandos e formadores, chegamos à conclusão de que os seminaristas deveriam retornar ao seminário para prosseguir o itinerário como de costume. Ai, o desafio foi adequar o seminário conforme as exigências da Vigilância Sanitária de Pouso Alegre para que os seminaristas pudessem voltar com segurança”.

Confira a matéria completa no jornal “O Levita” (Faça download aqui)

Confira também nesta edição: uma partilha sobre a Pastoral Vocacional da arquidiocese; a atual situação da Casa do Clero; homenagens ao padre Luiz Carlos e ao Maestro José Vilela, falecidos neste ano; uma entrevista sobre a Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres;