Seminaristas da Arquidiocese de Pouso Alegre participam de formação missionária nacional

3 de agosto de 2023

De 27 a 30 de julho, em Jundiaí (SP), aconteceu a Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE). Representando a Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), os seminaristas Maikon Miguel Ribeiro de Almeida e Gustavo Silva dos Santos participaram do evento.

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE’s) promoveram o FORMISE. Participaram seminaristas, padres formadores, bispos e religiosos de diferentes locais do Brasil. Esta foi a 12ª edição do FORMISE. O evento teve como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”. O lema foi “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,13-35).

O objetivo do encontro foi formar e fomentar a ação missionária na Igreja, para entender a importância da missão e da consciência missionária que todo batizado deve ter e que os seminaristas são chamados a assumir com todo seu vigor para que adquiram um autêntico espírito missionário. O centro da missão deve ser a pessoa de Jesus. Deve-se deixar tudo para seguir o Mestre. Foi aprofundado também a reflexão sobre a vocação enquanto graça e missão que deve sensibilizar e impulsionar a Igreja local e o futuro presbítero para sua responsabilidade pela missão universal.

Entre os organizadores do evento, estiveram: dom Maurício da Silva Jardim, presidente da Comissão Missionária da CNBB e bispo de Rondonópolis – Guiratinga (MT); seminarista Ítalo Dalton Alves de Lima, coordenador nacional dos COMISEs; padre Antônio Niemiec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, e irmã Regina da Costa Pedro, diretora nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A abertura do FORMISE aconteceu na Catedral de Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí (SP), com celebração eucarística pela Evangelização dos Povos. Logo após a missa, os participantes foram para a casa de retiro onde se deu início oficialmente ao evento. Lá, foi possível vivenciar momentos de aprofundamento sobre a missão.

Missa de abertura do 12º FORMISE, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí.

O apelo aos seminaristas e a todos os fiéis foi que, em meio as dificuldades, é necessário anunciar que o Reino de Deus está próximo. Pelo Batismo, todos os cristãos são chamados a ir aos confins do mundo, sair da Igreja local e anunciar o Reino de Deus, pois toda vocação está em função da missão. Impulsionados pelo apelo do papa Francisco, refletiram que “O que o mundo hoje tem mais necessidade é encontrar o Cristo”.

Seminaristas do Regional Leste II da CNBB, participantes do 12º FORMISE.

Representando a Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram os seminaristas Maikon Miguel Ribeiro de Almeida e Gustavo Silva dos Santos, da Etapa Discipular. Eles fazem parte, em âmbito arquidiocesano, do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE).

Texto: padre Cristian Diego Rosa
Imagens: seminarista Maikon Miguel Ribeiro de Almeida

Veja mais fotos do evento: