Seminaristas da Província Eclesiástica de Pouso Alegre participam do 3º FORMISE

29 de agosto de 2023

De 25 a 27 de agosto, seminaristas das (Arqui)dioceses de Campanha, Guaxupé e Pouso Alegre realizaram encontro de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE), em Campanha (MG).

O evento foi a 3ª edição do FORMISE e reuniu os seminaristas da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, que abrange a região do Sul de Minas. Em momentos de oração, formação, fraternidade e convivência, os participantes aprofundaram temas sobre missão, sinodalidade e comunhão. Membros do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE’s) e padres formadores ajudaram a organizar e dinamizar o encontro. Todos os seminaristas do Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, da Arquidiocese de Pouso Alegre, participaram do evento.

No primeiro dia, dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha, presidiu a missa de abertura do evento. Em seguida, os seminaristas participaram de palestras no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores. A primeira conferência foi sobre tema “Vocação é missão: fundamentos bíblicos”, assessorada pelo padre Francisco Albertin Ferreira, da Diocese de Guaxupé.

O segundo dia do FORMISE teve a participação do padre Hiansen Vieira Franco, da Diocese de Guaxupé, que presidiu missa no oratório da Cúria e do Tribunal da Diocese da Campanha. Os formadores dos seminários da província eclesiástica estiveram presentes e concelebraram a celebração eucarística. Nesse dia, o padre Rogério Ferreira da Silva, da Diocese da Campanha, refletiu o tema “A paróquia e as comunidades eclesiais como lugares de missão”. Além desse tema, padre Jean Poul Hansen, da Diocese da Campanha, refletiu os temas “A identidade missionária do presbítero diocesano” e “Um coração ‘além fronteira’: o presbítero diocesano e a missão ‘ad gentes’”.

João Pedro Bastos Cardoso, seminarista da Arquidiocese de Pouso Alegre, e Jonathan Sam Botelho, seminarista da Diocese de Campanha, partilharam um pouco da experiência da missão que fizeram no estado do Amazonas. Eles também conduziram a oração do terço missionário. O segundo dia do FORMISE foi encerrado com noite cultural. Seminaristas apresentaram músicas, teatros e poemas, em confraternização e convivência.

No terceiro dia do FORMISE, o padre Jean Poul Hansen refletiu o tema “Diocesaneidade, sinodalidade e missão: a missão como um caminho de comunhão”. Houve também missa, na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo padre Francisco José da Silva, formador da Etapa Configurativa da Arquidiocese de Pouso Alegre, e concelebrada por demais padres formadores. Após a missa, houve almoço de confraternização e encerramento do encontro.

Veja mais fotos do evento.

Texto: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Júnior e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: seminaristas Márcio Aurélio Gonçalves Júnior, (Pouso Alegre) Rogério Damaceno Alves Júnior (Campanha), Thiago Souza Araújo (Guaxupé), Daniel Mesquita Bressani (Campanha)