Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O que é?

21 de junho de 2021

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que se realizará de 21 a 28 de novembro no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, vai se tornando aos poucos mais conhecida. A arquidiocese de Pouso Alegre, que se prepara para seu primeiro Sínodo Arquidiocesano, também participa desse grande momento da Igreja latino-americana, e sabe que tem muito a contribuir.

Uma comissão foi formada para ajudar a arquidiocese a entender e participar desse itinerário. Fazem parte: Cônego Wilson Mário de Moraes, padre Marcos Roberto da Silva e padre Thiago de Oliveira Raymundo.

Em uma reunião no última dia 7 de maio, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez uma apresentação sobre a Assembleia, o Secretário Geral, dom Joel Portella Amado, lembrou que “estamos diante de uma oportunidade para “escutar as alegrias e dores, e olhar para o futuro, planejar o futuro e depois viver esse futuro”. Tendo como princípio que a Igreja é comunhão, comunhão de dons, comunhão de carismas, o secretário geral da CNBB afirmou que “essa comunhão se traduz em diversas formas, ela se traduz em escuta e diálogo para o discernimento. É preciso discernir, é preciso ouvir o espírito, juntemo-nos, conversemos, rezemos”.

Dom Joel lembrou que as conferências na América Latina têm sido realizadas pelos bispos, mas agora “estamos ante uma assembleia com todas as forças evangelizadoras, a partir, por tanto, da beleza que é o Batismo”.

Objetivo da Assembleia

“Como discípulos missionários, reunidos sinodalmente na 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, relembraremos o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplando contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos têm uma vida plena e nos novos caminhos para 2031-2033”.

Entrando no assunto!

O que é a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe?

É uma convocação feita a todo o povo de Deus com caráter sinodal, que significa literalmente “caminhar juntos”: leigos, leigos, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam fazer parte desta caminhada comunitária.

Por que realizar uma Assembleia da Igreja?

Fazemo-lo como Povo de Deus, em comunhão com o Papa Francisco, para comemorar o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, olhar contemplativamente a nossa realidade com os seus desafios, reacender o nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, os nossos povos tenham um vida plena nos e sobre os novos caminhos rumo a 2031-2033.

Como faço para participar da Assembleia da Igreja?

O processo da Assembleia Eclesial será feito em duas fases. O primeiro é um processo de escuta ampla em que todos são chamados a participar, para isso devem se cadastrar na plataforma .

O segundo, um momento presencial que acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro de 2021 , no santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.

Da mesma forma, estará disponível sede virtual para as duas fases nos países, o que permitirá a participação do maior número de grupos e pessoas. Em breve, os membros da comissão vão nos ajudar a entender melhor todo esse processo.

Quem promove a Assembleia da Igreja?

O Conselho Episcopal Latino- Americano Celam , através das 22 conferências episcopais. Além disso, da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas CLAR.