Assembleia Eclesial tem início nesta semana no México

20 de novembro de 2021

De 21 a 28 de novembro, acontecerá a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe na Cidade do México. Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano, está entre os delegados do evento. Confira a programação e participe dos eventos abertos, que serão transmitidos on-line.

“Todos somos discípulos missionários em saída” é o tema da assembleia, que deseja fazer memória do Documento de Aparecida e aprofundar a vivência atualmente de seus desafios propostos à Igreja latino-americana e caribenha em 2007.

Em 2021, até o final do mês de agosto, aconteceu a fase de escuta do Povo de Deus, com a participação de mais de 70 mil pessoas de todo o continente por meio do questionário on-line de escuta. A assembleia é o primeiro grande evento eclesial da era pós-COVID-19.

Assista ao trailler do hino da assembleia, que será lançado dia 21 de novembro.

Participarão da assembleia 1000 delegados, sendo 400 leigos, 200 religiosos, 200 presbíteros e diáconos e 200 bispos. O evento acontecerá de forma híbrida e seus participantes pertencem às (arqui)dioceses da América Latina e do Caribe. Entre eles, 80 estarão de modo presencial na Casa Lago, na sede da Conferência Episcopal do México (CEM), na Cidade do México. Os outros delegados participarão de forma virtual.

Conheça a Casa Lago.

Dom Majella será um dos delegados escolhidos para a assembleia, representando o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as (arqui)dioceses de Minas Gerais. A arquidiocese de Pouso Alegre também estará representada pela participação do cristão leigo Laudelino Augusto dos Santo Azevedo, como assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB. Laudelino é membro da paróquia São José Operário, comunidade Santa Isabel, em Itajubá (MG).

Laudelino participa de live de realizada pela arquidiocese sobre a Assembleia Eclesial, no dia 3 de agosto. Participaram também Lucas Miguel (Congonhal/MG), padre Thiago (Comissão Arquidiocesana de Animação da Assembleia), Fernanda (Pouso Alegre/MG), Vinícius, Sônia e Michele (Comissão Nacional de Animação da Assembleia).

Amanhã (21), às 14h (horário de Brasília), será a missa de abertura da assembleia, presidida por dom Miguel Cabrejos, OFM, presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.

Laudelino e membros da Comissão Nacional de Animação da Assembleia Eclesial rezam a oração preparatória para o evento. Vídeo: site oficial da assembleia.

Na programação, haverá momentos de oração, ato inaugural, boas-vindas, mensagem do papa Francisco, palestras, trabalhos em grupo, reflexões, testemunhos dos delegados, missas, hora santa e orações do terço.

Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, Cidade do México, onde ocorrerá a Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe. Foto: Site oficial da assembleia.

Serão apresentados os seguintes temas na assembleia: “A centralidade de Jesus Cristo e sua Palavra na ação pastoral”; “A conversão pastoral integral e os quatro sonhos proféticos”; “A Igreja em saída missionária”; “Da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe para o Sínodo da sinodalidade” e “Sinodalidade do Povo de Deus”.

Veja a programação completa. Participe dos eventos com “Señal abierta”.

As sessões abertas e transmitidas on-line poderão ser acompanhadas ao vivo em https://asambleaeclesial.lat/en-vivo/.

A assembleia poderá ser acompanhada também em seu canal no YouTube.

Os horários presentes na programação disponibilizada acima já são correspondentes ao fuso horário de Brasília.

Quadro com o manto (tilma) de São João Diego, na qual está estampada a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, exposta para veneração dos fiéis, na Cidade do México, em sua basílica. Foto: site oficial da assembleia.

O encerramento da assembleia será no próximo domingo (28), às 14h (horário de Brasília), com a Missa presidida pelo delegado do papa Francisco, na basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México.

Para celebrar o início da Assembleia Eclesial, a arquidiocese de Pouso Alegre irá realizar momento de oração virtual sobre a espiritualidade do encontro, em seu canal no YouTube, amanhã, domingo (21), às 16h.

Participarão na live: padre Thiago de Oliveira Raymundo (Comissão Arquidiocesana de Animação da Assembleia Eclesial), Suzana Coutinho (membro da paróquia Senhor Bom Jesus – catedral de Pouso Alegre e da Comissão de Animação do Sínodo dos Bispos), irmão José Luis Esquibel, lassalista (México), e Patrícia Ribeiro (paróquia São José Operário, de Itajubá).

Eles irão rezar a passagem bíblica dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35) e meditarão o tema “Espiritualidade do Encontro”. Acompanhe aqui.

Divulgação da live “Momento de Oração”, realizada pela arquidiocese de Pouso Alegre, por ocasião do início da Assembleia Eclesial.