Missionários claretianos celebram 120 anos de atividades na arquidiocese

20 de novembro de 2021

A Congregação dos Missionários Claretianos (CMF) completou 120 anos de atividades missionárias na arquidiocese de Pouso Alegre (MG) no dia 21 de novembro. Missas foram celebradas no tríduo e no dia da festa para comemorar esse aniversário.

Essa congregação é composta por padres religiosos, conhecidos como claretianos. Na arquidiocese, eles colaboram na paróquia do Imaculado Coração de Maria, cuja igreja matriz é santuário arquidiocesano, em Pouso Alegre. O padre Luiz Francisco Marvulo é pároco e reitor do santuário. São vigários paroquiais os padres Francisco de Barros Nunes e José Maria Collell Fargas.

Dom Majella agradece e parabeniza os padres claretianos Luiz Francisco, Francisco e José Maria, na missa festiva pelos 120 anos da presença da congregação desses missionários em Pouso Alegre, no dia 21 de novembro.

O aniversário da missão dos claretianos na arquidiocese está sendo celebrado com missas. No domingo (21), às 10h, foi celebrada a última missa da programação festiva do aniversário dos 120 anos, presidida por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R, arcebispo metropolitano.

Dom Majella, em sua homilia, dia 21 de novembro, na missa festiva em ação de graças pelos 120 anos dos claretianos em Pouso Alegre.

Na sua homilia, o arcebispo agradeceu aos missionários claretianos e rezou para que eles continuem por muitos e longos anos na arquidiocese com espírito missionário.

“É nesse olhar que temos para com Jesus que eu os convido para olharmos esta família dos Missionários Claretianos, que chegou aqui na nossa arquidiocese. Hoje, o nosso olhar é de gratidão! O nosso gesto é de dizer ‘Muito obrigado!’ a esta família dos Missionários Claretianos. Aqui chegaram, inicialmente, por causa de uma grande simpatia que dom Nery, o nosso primeiro bispo, tinha para com os missionários de Nossa Senhora”, disse dom Majella.

Padres Luiz Francisco, José Maria, Francisco e Lucas Crispim concelebram missa no primeiro dia do tríduo festivo em ação de graças pelos 120 anos dos claretianos em Pouso Alegre, em 18 de novembro.

A congregação foi fundada na Espanha em 1849. Em 1895, chegaram ao Brasil os primeiros claretianos, tendo como destino São Paulo (SP). Inicialmente, havia 10 missionários. No dia 19 de novembro, foram comemorados os 126 anos dessa chegada. Em 1899, os claretianos fundaram em Campinas (SP) a segunda comunidade no Brasil.

Padres José Maria e Francisco, cônego Vonilton e padre Luiz Francisco, no 2º dia do tríduo, no dia 19 de novembro.

Em 1901, os claretianos chegaram em Pouso Alegre, fundando a terceira casa claretiana no país. No dia 21 de novembro de 1901, estabeleceram-se os três primeiros missionários claretianos na então diocese de Pouso Alegre. Inicialmente, eles ficaram hospedados em uma casa cedida pelo bispo, até que pudessem edificar uma igreja.

Padre Luiz Francisco Marvulo, pároco e reitor do santuário, reza diante da imagem de Nossa Senhora do Imaculado Coração, em agosto de 2021.

No dia 08 de dezembro de 1901, com missa solene na catedral do Bom Jesus, os claretianos foram oficialmente acolhidos na diocese. Após a missa, dom João Batista Corrêa Nery, primeiro bispo da diocese, abençoou a capela provisória na qual os claretianos exerceram as funções religiosas até a inauguração de sua igreja oficial, onde hoje é o santuário.

Dom Majella reza diante da imagem de Nossa Senhora do Imaculado Coração, no santuário, em agosto de 2021.

Em meados de 1905, foi concluída a construção da igreja do Coração de Maria, organizada por uma comunidade. Em 07 de dezembro de 1905, foi dada a bênção nessa igreja.

Imagem da padroeira do santuário do Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre.

Em 1957, foi construído um prédio, anexo à casa dos claretianos, para ser o seminário da congregação, o qual acolheu diferentes etapas formativas e funcionou até 2016.

Dom Majella celebra missa em agosto de 2021 no santuário do Imaculado Coração de Maria. Padre Francisco e Luiz Francisco concelebram.

Em 1976, ao celebrar os 75 anos da chegada dos missionários claretianos em Pouso Alegre, a igreja do Imaculado Coração de Maria foi elevada à categoria de igreja matriz, inserida em uma nova paróquia, que foi desmembrada da paróquia do Bom Jesus e formada por comunidades urbanas e rurais.

Em 08 de dezembro de 2013, a igreja matriz foi oficialmente declarada como santuário arquidiocesano, dedicado ao Imaculado Coração de Maria.

Leia trecho da homilia de dom Majella (21 de novembro de 2021).

Com informações do padre Luiz Francisco Marvulo, CMF, e imagens das redes sociais do santuário.