Bispos realizam 59ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

3 de setembro de 2022

De 28 de agosto a 2 de setembro, 292 bispos realizaram a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP). Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), participou do evento.

Depois de 3 anos e meio sem encontros presenciais, devido à pandemia por COVID-19, os bispos do Brasil se encontraram presencialmente para a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB.

O tema central da assembleia foi “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia o Sínodo 2021-2023, convocado pelo papa Francisco. A primeira parte aconteceu de forma virtual de 25 a 29 de abril.

Participaram do evento cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados. Apenas os bispos na ativa tiveram poder de voto. Atualmente, segundo dados da Secretaria Técnica da CNBB, a Igreja Católica no Brasil possui um total de 478 bispos, dos quais 321 estão na ativa e 157 são bispos eméritos.

Durante esses dias, os bispos participaram de celebrações no santuário nacional de Aparecida, reuniões e votações sobre 14 temas relacionados à evangelização e organização da Igreja no Brasil. Entre eles, se destacam: atualizações no estatuto da CNBB; revisão do missal romano; aprovação do documento 114, sobre a animação bíblica da pastoral, e definição dos critérios para a instituição do ministério de catequista.

Sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, destacou que a assembleia foi de grande relevância e importância para os bispos.

Voltamos ao Santuário Nacional de Aparecida para nos encontrarmos e vivermos aquilo que é o mais importante na Conferência dos Bispos do Brasil: a comunhão entre nós”, declarou, ontem (2), dom Walmor em coletiva de imprensa.

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, participou do evento. Nos cinco dias de assembleia, além dos compromissos comuns dos bispos, o arcebispo se dedicou às atividades específicas da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e do Regional Leste 2, dos quais faz parte. O Regional Leste 2 da CNBB compreende as (arqui)dioceses do estado de Minas Gerais.

Na noite de quinta (1º), aconteceu um momento especial para comemorar os 70 anos da CNBB. Uma memória da história da conferência, homenagens e agradecimentos foram realizados no santuário nacional com a participação de músicos, dançarinos, cantores e jornalistas. Além disso, vídeos de depoimentos de bispos e de outros colaboradores da CNBB foram apresentados.

Ao final da assembleia, os bispos divulgaram mensagem ao povo brasileiro sobre o momento atual. Para “falar ao coração de todos”, os bispos se dirigiram às mulheres e homens de boa vontade, destacando as exigências éticas da compaixão e da solidariedade. Eles ressaltaram também a promoção, o cuidado e a defesa da vida. Além disso, afirmaram o compromisso da Igreja com a família, a ecologia integral e o estado democrático de direito, temas intrinsecamente vinculados à missão apostólica.

Na mensagem, os pastores reconheceram que o Brasil é um país que passa por uma crise complexa e sistêmica. Dos problemas sociais brasileiros, eles destacaram a desigualdade social, os descuidos com a Terra, a violência, o desemprego, a falta de acesso à educação e a fome. Além disso, os bispos fizeram uma contundente defesa da democracia brasileira. Apontaram uma séria preocupação com a manipulação religiosa, as fake News e as tentativas de rupturas da ordem institucional, destacando a necessidade de um compromisso autêntico com o Evangelho e a verdade. Eles conclamaram toda a sociedade brasileira a participar ativa e pacificamente das eleições 2022, escolhendo candidatos que representem projetos comprometidos com o bem comum, a justiça social e a defesa da vida, da família e da Casa Comum.

“Nossa jovem democracia precisa ser protegida, por meio de amplo pacto nacional. Isso não significa somente ‘um respeito formal de regras, mas é o fruto da convicta aceitação dos valores que inspiram os procedimentos democráticos (…) se não há um consenso sobre tais valores, se perde o significado da democracia e se compromete a sua estabilidade’ (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 407)”, escreveram os bispos.

Leia na íntegra a mensagem dos bispos ao povo brasileiro.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Foto: dom José Luiz Majella Delgado/Assessoria de Imprensa CNBB

A foto destacada da notícia traz os bispos participantes da segunda parte da 59ª Assembleia Geral da CNBB, no pátio do santuário nacional de Aparecida, no dia 2 de setembro de 2022.