Clero arquidiocesano realiza dia de formação e atualização sobre ações pastorais

30 de agosto de 2023

“Estar com os olhos atentos à realidade da nossa sociedade e permitir que esta realidade reverbere em nosso modo de ser Igreja”. Com esta exortação, o arcebispo dom José Luiz Majella Delgado iniciou no dia 29 de agosto, terça-feira, a reunião com o clero da arquidiocese. Estavam presentes: dom Majella, padres diocesanos e religiosos e os seminaristas estagiários.

Padre Eduardo Rodrigues, membro do clero da arquidiocese de Pouso Alegre e pároco na paróquia São Benedito de Itajubá, provocou a reflexão a partir de três acontecimentos recentes: realização da 15ª edição do Intereclesial de CEBs – encontro nacional das Comunidades Eclesiais de Base; Jornada Mundial da Juventude Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, e a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n. 442, no Supremo Tribunal Federal (STF), que pede a descriminalização do aborto no Brasil até a 12ª semana de gestação. É necessária atenção e cuidado para compreender estes e outros acontecimentos da Igreja e da sociedade que impactam na vida das comunidades paroquiais.

Padre Luciano Aparecido, assessor eclesiástico da Pastoral Bíblico-catequética e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião, tratou sobre a caminhada formativa da catequese na arquidiocese. Destacou o assessor que quatro motivos norteiam a proposta da caminhada: Motu Próprio Antiquum ministerium“; os “Critérios e itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista” – Documentos da CNBB 112; 40 anos do Documento 26 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Catequese Renovada – Orientações e conteúdo”, aprovado oficialmente em 15 de abril de 1983, e a formação própria em vista do ministério do catequista. O ‘saber do Catequista’ é o objetivo da formação oferecida e se baseia sobre 6 pilares: Testemunha da fé e guardião da memória de Deus; Cristologia à luz de cada Evangelho; o Símbolo da fé; a oração do Pai-nosso; as Bem-Aventuranças e a relação de Liturgia com Catequese.

Padre Vanildo Paiva, vigário paroquial da paróquia Bom Jesus, Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, apresentou o “Projeto de Iniciação Cristã com Adultos, de inspiração catecumenal: Viver em Cristo”. O padre ressaltou sobre a importância da iniciação cristã, sobretudo para o objetivo principal: formar cristãos maduros na fé capazes de testemunhar Cristo no mundo atual. O foco deste projeto é o adulto que necessita conhecer e crescer na experiência de fé. Reeducar na fé, propiciar o contato com Jesus Cristo e torná-los discípulos do Mestre Jesus são os fins que se almejam com o projeto Viver em Cristo.

Segundo o estudo 97 da CNBB, no número 8: “Vai ser necessário um verdadeiro mergulho no mistério, com uma experiência cada vez mais profunda das diversas dimensões da vida cristã. Isso não se faz num cursinho rápido e nem mesmo numa catequese isolada de outros aspectos da vida eclesial. Não se trata de “aprender coisas”, trata-se de adesão consciente a um projeto de vida”.

Estiveram presentes leigos da Comissão do Laicato com o padre Felipe Mateus, assessor arquidiocesano da Comissão Vida plena e vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Camanducaia, para convidar a todos para o “III Fórum Social Arquidiocesano” que acontecerá no dia 3 de setembro do presente ano, na paróquia São João Batista em Pouso Alegre.

Sobre o processo de canonização do Servo de Deus Monsenhor Alderigi Maria Torriani, o padre Rodrigo Carneiro, pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças de Itajubá, informou que continua a fase romana do processo. Na arquidiocese, continuam os trabalhos da comissão instituída pelo arcebispo para acompanhar o desenvolvimento e as novidades da causa. Rogamos a Deus que abençoe esta comissão e que suas iniciativas sejam conduzidas pelo Espírito Santo.

Ao final da reunião, o arcebispo dom Majella incentivou o clero a continuar a caminhada pastoral com ânimo e entusiasmo. Convidou a participarem ativamente do processo sinodal que se desdobra na arquidiocese. Rogando de Deus a proteção da Virgem Maria, o arcebispo encerrou a reunião.

Texto: padre Cristian Diego Rosa
Imagens: seminaristas: Dioni Acácio da Silva e Márcio Aurélio Gonçalves Júnior