Reitores de santuários e basílica se reúnem em Santa Rita do Sapucaí

30 de agosto de 2023

Aconteceu na manhã de hoje (30), em Santa Rita do Sapucaí (MG), segunda reunião do Conselho dos Reitores dos Santuários e Basílica. Além dos reitores, o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Edson Aparecido da Silva, também fez parte do grupo.

Conforme calendário arquidiocesano, os membros desse conselho se reúnem duas vezes ao ano. O primeiro encontro aconteceu em fevereiro, retomando as atividades após o período de pandemia. Neste segundo encontro, aconteceu uma partilha das atividades desenvolvidas nos santuários e basílica presentes na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG).

Além disso, o conselho contou com a assessoria do padre José Francisco Ferreira, da Comissão dos Bens Culturais da Arquidiocese, o qual falou ao grupo sobre as imagens de Santa Rita de Cássia presentes no santuário a ela dedicado naquela cidade. O padre abordou a simbologia de três imagens de Santa Rita de Cássia, que fazem parte do acervo do santuário: a da fundação da antiga capela; a que hoje está na urna da cripta do Santuário e a que está no retábulo do altar-mor.

Em seguida, foi realizada a sessão de votação da nova coordenação do conselho. Houve a indicação do padre Lucimar Pereira Goulart, como coordenador, e do padre Omar Aparecido Siqueira, como vice-coordenador. Dom Majella agradeceu ao padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, o qual coordenou esse conselho até o presente.

A próxima atividade desse grupo será uma reunião com grupos de reitorias, que envolvem leigos que se dedicam a dinamizar a vida pastoral dos santuários e basílica. O encontro será no dia 21 de outubro, às 9h, no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre.

Texto: Lucimara do Carmo Aparecido e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagem: Secretaria Arquidiocesana de Pastoral