Dalva Rangel é eleita membro da presidência do Conselho Nacional do Laicato do Regional Leste 2

30 de maio de 2022

Cristã leiga da arquidiocese de Pouso Alegre (MG), Dalva Rangel da Veiga Neri, foi eleita vice-tesoureira da presidência 2022-2025 do Conselho Nacional do Laicato (CNLB), do Regional Leste 2.

Dalva Rangel é presidente da Comissão arquidiocesana para o Laicato; faz parte da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre; colabora na secretaria executiva do 1º Sínodo arquidiocesano e atua em diversas atividades pastorais arquidiocesanas.

Presidência 2022-2025 do CNLB Regional Leste 2.

A eleição aconteceu durante a 27ª Assembleia Regional do Conselho Nacional do Laicato, do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange as (arqui)diocese do estado de Minas Gerais. Dalva Rangel e André Ferreira Martins, da Comissão a Serviço da Vida Plena para Todos e animador Laudato Si’, da arquidiocese de Pouso Alegre, participaram do evento.

Sobre seu trabalho na CNLB Leste 2, Dalva Rangel disse: “Eu participo caminhada das reuniões da Comissão Nacional do Laicato do Brasil do Regional do Leste ll – CNLB desde 2016. Neste ano, a Assembleia Geral foi eletiva. Para compor a chapa, a coordenadora Leci Conceição do Nascimento, da gestão anterior e que iria se candidatar novamente, me fez o convite para participar da chapa como tesoureira adjunta. Após rezar e refletir, aceitei o convite para a nova missão e estamos em serviço para o mandato de 2022 a 2025″.

A assembleia ocorreu em Congonhas (MG), arquidiocese de Mariana (MG), nos dias 27 a 29 de maio. O tema do evento foi “Cristãos leigos e leigas: sinodalidade e missão”. O lema foi inspirado em Mt 28,10: “Não tenham medo! Vão à Galileia e me verão ali”.

Divulgação oficial da 27ª Assembleia Regional do CNLB Regional Leste 2.

Depois do período de isolamento da pandemia, nessa assembleia, os membros do CNLB se encontraram presencialmente. Participaram cristãos leigos, representantes do CNLB de 19 (arqui)dioceses do Regional Leste 2. Representantes do Regional Leste 3, das (arqui)dioceses do estado do Espírito Santo, também estiveram presentes.

Cristãos leigos das 19 (arqui)dioceses que participaram da 27ª Assembleia Regional do CNLB Leste 2.

Dom Geovane Luiz da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e secretário-geral do Regional Leste 2, presidiu a missa de abertura da assembleia, na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas.

Dom Geovane Luiz da Silva, presidente da missa de abertura da 27ª Assembleia Regional do CNLB Leste 2.

Sônia Gomes, presidente do CNLB Nacional, acompanhou o evento. Durante a assembleia, aconteceram momentos de oração, debates em grupo, reflexão sobre a conjuntura da realidade atual brasileira, partilha das atividades dos cristãos leigos nas (arqui)dioceses do Regional Leste 2 e eleição da nova presidência do CNLB, do Regional Leste 2.

Grupo de reflexão da 27ª Assembleia Regional do CNLB Leste 2.

Com 39 votos, foi eleita a nova presidência desse conselho. A presidência é composta pelos cristãos leigos:

Leci Conceição do Nascimento – Presidente;
Adriano Massariol Pacheco – Vice-presidente;
Leonardo Henrique de Souza Moura – Secretário;
Marcos André Ferreira de Oliveira – Vice-secretário;
Vanda Ferreira Lopes – Tesoureira e
Dalva Rangel da Veiga Neri – Vice-tesoureira.

Maria Madalena, Imaculada Aparecida Silva, Giuliane Quintino e Felipe Cauãm, cristãos leigos, membros da comissão eleitoral da nova presidência do CNLB Regional Leste 2, apuram os votos da eleição.

Foram também eleitos cristãos leigos para os conselhos fiscal e econômico:

Conselho Fiscal: Maria do Carmo, Claret e Edilson e
Conselho econômico: Fernanda, Marcos e Sônia Barbosa.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Informações e imagens: @CNLBLESTE2

A imagem destacada da notícia traz, da esquerda para a direita, Dalva Rangel, dom Geovane Luiz da Silva e André Ferreira Martins, na 27ª Assembleia Regional do CNLB, do Regional Leste 2, nos dias 27 a 29 de maio, em Congonhas.