Frei capuchinho é ordenado presbítero em Bueno Brandão

29 de maio de 2022

Frei padre Glaicon foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de dom frei Antônio Roberto Catuvo, bispo emérito de Itapipoca (CE).

A celebração ocorreu às 18h do último sábado (28), na igreja matriz do Bom Jesus, em Bueno Brandão (MG). A cerimônia contou com a presença dos frades menores capuchinhos, religiosos, familiares e amigos do frei padre Glaicon Gilvan da Rosa. Seu lema de ordenação é “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas”, inspirado em Mc 16,15.

Frei padre Glaicon Gilvan da Rosa nasceu em Bueno Brandão em 18 de março de 1991, filho de José Vicente da Rosa e Edna Alcinda Ribeiro da Rosa. Em 22 de fevereiro de 2011, o jovem Glaicon iniciou o seu itinerário formativo na Fraternidade de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Patos de Minas (MG). Em 12 de outubro de 2012, deixou Patos de Minas para outra etapa da sua formação, o noviciado, na cidade de Teresópolis (RJ).

Dom frei Antônio Roberto Catuvo saúda frei padre Glaicon Gilvan da Rosa.

Frei padre Glauco professou seus primeiros votos religiosos, ou votos simples, de obediência, castidade e pobreza, no dia 17 de novembro de 2013. Em dezembro de 2016, terminou a faculdade de filosofia e iniciou atividades missionárias no ano de 2017 em Rio Branco (AC). Renovou seus votos religiosos no dia 29 de novembro de 2017 e retornou para Minas Gerais.

Em 2018, iniciou os estudos teológicos. Em novembro de 2020, foi transferido para Juatuba (MG) e terminou a graduação em teologia em dezembro do mesmo ano. Após renovar os votos por 7 anos consecutivos, no dia 18 de dezembro de 2020, professou os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

No dia 7 de agosto de 2021, foi ordenado diácono por dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis (MG), na igreja São Sebastião.

Dom frei Antônio Roberto Catuvo entrega ao frei padre Glaicon Gilvan da Rosa o cálice e a patena, vasos sagrados do ministério presbiteral.

O frei ordenado presbítero viveu em Juatuba até setembro de 2021, retornando em Belo Horizonte (MG), desta vez, na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, onde atuará, agora, como presbítero.

Texto: padre Anderson Ribeiro dos Santos
Fotos: Pascom/Paróquia Bom Jesus/Bueno Brandão

A imagem destacada da notícia traz frei padre Glauco Gilvan da Rosa, ordenado presbítero em Bueno Brandão, apresentando suas mãos ungidas por dom frei Antônio Roberto Catuvo, bispo emérito de Itapipoca (CE).