Dom Majella apresenta novos padres em Camanducaia e Brazópolis

16 de março de 2022

Padres que iniciaram atividades pastorais nas paróquias em Camanducaia e Brazópolis foram apresentados oficialmente às novas comunidades por dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano.

Novos padres assumiram os ofícios de pároco e vigário paroquial desde o dia 9 de fevereiro, em cerimônia de posse canônica e entrega de provisão, no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. A cerimônia litúrgica da posse dos novos ofícios acontecerá nas paróquias.

Leia mais: Posse canônica dos novos párocos (9 de fevereiro).

Na última sexta (11), dom Majella esteve na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Camanducaia. Em missa, na igreja matriz, o arcebispo apresentou os padres José Setembrino de Melo, como pároco, e Thiago de Oliveira Raymundo, como vigário paroquial.

Dom Majella e padres que participaram da cerimônia litúrgica de início de ministério dos padres José Setembrino e Thiago, em Camanducaia, no dia 11. Foto: Edilene Coutinho – Pascom/Congonhal.

Ontem (15), o arcebispo esteve na paróquia São Caetano de Thiene, em Brazópolis, para apresentar seus novos padres: Lucimar Pereira Goulart, como pároco, e Marcos Vinícius da Silva, como vigário paroquial.

Dom Majella e padres que participaram da cerimônia litúrgica de início de ministério dos padres Lucimar e Marcos Vinícius, em Brazópolis, no dia 15. Foto: Reprodução – Pascom/Brazópolis.

Na celebração, os novos párocos receberam símbolos relativos ao seu ofício das mãos de cristãos leigos: as chaves da igreja matriz e do sacrário; os santos óleos e a estola. Além disso, dom Majella entregou aos padres José Setembrino e Lucimar o livro dos Evangelhos, reforçando a missão deles de pregar a Palavra de Deus. Ao final da cerimônia litúrgica de posse, o arcebispo entregou aos párocos a sede (cadeira) paroquial, representando a administração paroquial como serviço ao povo de Deus.

Padre Lucimar senta-se na sede (cadeira) paroquial, em Brazópolis, no dia 15. Foto: Reprodução – Pascom/Brazópolis.

O arcebispo, ao meditar a Palavra da Deus, reforçou que o padre deve acolher a todos e ser próximo da comunidade. Dom Majella também pediu que as comunidades acolham seus novos padres, colaborando nas atividades pastorais. Além disso, ele pediu que os padres e cristãos leigos colaborem com a arquidiocese nas atividades do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Padre José Setembrino recebe de dom Majella e de uma fiel da sua nova paróquia a chave da igreja matriz, no dia 11. Foto: Edilene Coutinho – Pascom/Congonhal.

Em breve, outras paróquias acolherão oficialmente seus novos padres com a presença do arcebispo: São Sebastião, em Itapeva (20 de março, 19h, igreja matriz); São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre (27 de março, 18h, salão da igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Faisqueira II); Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (29 de abril, 19h, igreja matriz), e Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé (6 de maio, 19h, igreja matriz).

Imagens: Edilene Coutinho (Pascom Congonhal) e Pascom Brazópolis. As imagens destacadas da notícia trazem o padre José Setembrino, o arcebispo e os padre Benedito Luciano e Thiago na missa de apresentação, em Camanducaia, no dia 11, e padre Lucimar, dom Majella e padre Marcos Vinícius em Brazópolis, no dia 15.