Dom Majella e membros da Pastoral Carcerária visitam presos

12 de abril de 2022

Por ocasião da celebração da Páscoa, dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), padres e cristãos leigos da Pastoral Carcerária visitam presos neste mês de abril.

Foram visitados presos nos presídios de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí (MG), Itajubá (MG) e Andradas (MG). Além disso, apenados pertencentes à Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), em Pouso Alegre, também foram visitados pela Pastoral Carcerária.

Nas visitas aos presos, o arcebispo foi acompanhado pelos padres Edson Aparecido da Silva, assessor espiritual da Pastoral da Carcerária, Sebastião Márcio Maciel e Nelson Ribeiro de Andrade, MSC. Além deles, houve a participação dos cristãos leigos da Pastoral Carcerária: Manoel Messias Félix, coordenador diocesano dessa pastoral, Clarice, Kleber, Fátima e Elizabete (Pouso Alegre); Dênis e Maria Bernadete (Santa Rita do Sapucaí); Célia, Maria de Lourdes, Lúcia, Edson e Márcio (Itajubá); Maria e Amarildo (Andradas).

Dom Majella, Messias Félix, padre Sebastião e Maria Bernadete visitam presos em Santa Rita do Sapucaí, no dia 8 de abril de 2022.

As visitas foram as primeiras realizadas desde o início da pandemia, em março de 2020. As atividades da Pastoral Carcerária ficaram suspensas durante o período de quarentena e estão sendo retomadas, neste mês de abril, com a flexibilização das medidas de proteção contra o COVID-19.

Para dom Majella, “olhando para a realidade dos presídios, com a perspectiva do Sínodo Arquidiocesano, é preciso questionar: como levar o caminho sinodal para os encarcerados? Como escutar a voz deles? Esses questionamentos são importantes para a Igreja e a Pastoral Carcerária. Desejo que o Espírito Santo fale atrás das grades. Esse é um desafio para o nosso Sínodo que vamos abrir na próxima Quinta-feira Santa, 14 de abril”.

Com informações e imagens da Pastoral Carcerária/Arquidiocese de Pouso Alegre.

A imagem destacada da notícia traz dom Majella com membros da Pastoral Carcerária na APAC, em Pouso Alegre, no dia 4 de abril de 2022.