Dom Majella preside missa de início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

3 de março de 2022

Na catedral metropolitana, em Pouso Alegre (MG), ontem (2), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, presidiu a missa de início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade (CF).

A missa presida por dom Majella teve início às 18h, contando com a participação de fiéis da paróquia do Bom Jesus e de representantes da Pastoral da Educação, entre os quais estava a sua coordenadora arquidiocesana, a senhora Maria Regina Pereira de Oliveira.

Dom Majella abençoa os fiéis no início da missa de Quarta-feira de Cinzas.

O arcebispo pregou sobre a Palavra proclamada, segundo a liturgia proposta para a Quarta-feira de Cinzas. Em sua reflexão, dom Majella destacou a tentação da aparência e explicou como se deve praticar o jejum, a caridade e a oração. O arcebispo também falou sobre a Campanha da Fraternidade (CF), que é uma proposta da Igreja.

Neste ano, a CF trata do tema Fraternidade e Educação, como uma proposta de diálogo e reflexão sobre a realidade educacional no Brasil. Com base no lema “Fala com amor e ensina com sabedoria” (Pr 31,26), o arcebispo convidou os fiéis a praticar a escuta como uma forma de comunicação e educação.

Dom Majella, na homilia da missa de Quarta-feira de Cinzas.

Leia na íntegra a homilia de dom Majella.

Além da sua exortação, o arcebispo abençoou as cinzas e as colocou sobre a cabeça dos fiéis como sinal de conversão e propósito de viver bem a Quaresma em preparação para a Páscoa.

Dom Majella impõe cinzas sobre a cabeça de fiel.

Ontem, dom Majella lançou, nas redes sociais oficiais da arquidiocese, um vídeo para motivar os fiéis a participarem da CF 2022 e a refletirem sobre a Educação no Brasil, com as suas famílias, a partir da fé cristã.

Vídeo de dom Majella sobre a CF 2022, lançado nas redes sociais.

Atividades da CF 2022 na arquidiocese

A Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Pouso Alegre também lançou no último sábado (26 de fevereiro) o episódio 40 do podcast ComPartilhANDO. Nesse episódio, o padre Thiago de Oliveira Raymundo, assessor da Pastoral da Comunicação, conversou com a senhora Maria Regina Pereira de Oliveira, coordenadora da Pastoral da Educação, sobre a CF 2022.

Na arquidiocese de Pouso Alegre, a CF será realizada nas paróquias, comunidades e escolas, com grupos de reflexão, professores e famílias envolvidos com atividades educativas. Ao longo de 2022, a Pastoral da Educação realizará, em conjunto com a coordenação arquidiocesana de Pastoral, ações sobre a CF.

Padre Thiago e Maria Regina, na gravação do podcast ComPartilhANDO sobre a CF 2022.

Ouça episódio 40 do podcast ComPartilhANDO:

No dia 2 de fevereiro, a Pastoral da Comunicação também realizou live sobre a CF 2022. O evento virtual foi uma roda de conversa sobre o texto-base da CF 2022 e contou com a mediação do padre Maicon Vinícius Leal, assessor da Pastoral da Comunicação e membro do Grupo de Trabalho (GT) YouTube. Participaram da conversa os padres Adilson da Rocha, assessor eclesiástico arquidiocesano da Pastoral da Educação, e Daniel Santini Rodrigues, diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre, e os professores Denis e Lessandro, membros da Pastoral da Educação.

Veja a live sobre o texto-base da CF 2022:

Papa Francisco

O papa Francisco também apresentou, no dia 10 de janeiro deste ano, uma mensagem de incentivo para os fiéis católicos se envolverem com as práticas quaresmais e a proposta da CF 2022. Em sua mensagem, o papa retomou a proposta do Pacto Educativo Global e destacou a importância da relação da Igreja com as instituições sociais para auxiliar na educação do amor, tendo o modelo pedagógico de Cristo como referência.

Vídeo motivacional sobre a CF 2022, com a mensagem do papa Francisco. Autoria: Vatican Media.

Leia na íntegra a mensagem do papa Francisco sobre a CF 2022.

Lançamento oficial nacional da CF 2022

A CF 2022 foi lançada oficialmente, ontem (2), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com missa, presidida por dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da conferência. Além disso, foi realizada uma coletiva de imprensa e lançado um vídeo oficial.

Veja o vídeo da CNBB sobre a CF 2022:

Vídeo oficial de lançamento da CF. Autoria: CNBB Oficial – YouTube.

Saiba mais:

Acesse o site oficial da CF 2022.

Com imagens de Débora Maria Lemos Faria, da Pastoral da Comunicação, paróquia Bom Jesus – catedral metropolitana de Pouso Alegre. A imagem destacada da notícia traz dom Majella abençoando as cinzas na missa do dia 2 de março de 2022.