Faculdade Católica de Pouso Alegre homenageia ex-professores

27 de agosto de 2022

No dia 25 de agosto, membros do Conselho Superior da Faculdade Católica de Pouso Alegre concederam a medalha dom João Bergese a dom Marco Aurélio Guibiotti e padre Jésus Benedito dos Santos, ex-professores da instituição. Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), acompanhou a homenagem.

A medalha dom João Bergese é uma atribuição da Faculdade Católica de Pouso Alegre, por meio de seu Conselho Superior, “a pessoas que se distingam no cultivo da solidariedade, da promoção humana e da evangelização”, segundo seu regimento.

Dom Marco Aurélio Gubiotti e padre Jésus Benedito dos Santos, ex-professores dessa instituição superior de ensino, receberam a medalha devido aos trabalhos prestados para a criação da faculdade.

A homenagem foi concedida no dia 25 de agosto em sessão solene, realizada no salão da Faculdade Católica de Pouso Alegre, com a participação de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano de Pouso Alegre e grão-chanceler da faculdade; padre Daniel Santini Rodrigues, diretor-geral; padre Adriano São João, vice-diretor; professores e alunos.

Antes da sessão solene, os homenageados e membros da comunidade acadêmica participaram de missa realizada na igreja matriz São José Operário, presidida por dom Marco Aurélio.

Padre Daniel Santini, em seu discurso, destacou que dom Marco Aurélio e padre Jésus Benedito, ao colaborarem na criação da Faculdade Católica de Pouso Alegre, foram desbravadores de um caminho desconhecido que ajudou a reconhecer os cursos oferecidos para formar os padres e cristãos leigos do sul de Minas. Segundo o diretor-geral, os homenageados lideraram um processo que ainda continua vivo e atuante para a formação acadêmica, humana e cristã na província eclesiástica de Pouso Alegre.

Dom João Bergese, que dá nome à medalha, foi o 2º arcebispo de Pouso Alegre, de 22 de junho de 1991 a 21 de março de 1996. Ele foi responsável pela criação do Instituto Teológico São José, organização educacional que formou padres do sul de Minas Gerais e antecedeu a Faculdade Católica de Pouso Alegre.

A faculdade, inaugurada no dia 6 de fevereiro de 2006, após ser credenciada junto ao Ministério da Educação, é mantida pela Fundação Educacional dom José D’Ângelo Neto. Há mais de 16 anos, a instituição superior de ensino forma os padres das (arqui)dioceses da província eclesiástica de Pouso Alegre, com cursos de bacharelado em Filosofia e Teologia.

Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), outorgado com a medalha dom João Bergese, foi professor e o primeiro diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre, sendo um dos responsáveis pela sua criação. O homenageado é mestre em Sagradas Escrituras pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). Enquanto padre, de 1989 a 2013, dom Marco Aurélio fez parte do clero da arquidiocese de Pouso Alegre e dedicou parte do seu ministério à formação sacerdotal.

Dom Marco Aurélio Gubiotti recebe de padre Daniel Santini e dom José Luiz Majella Delgado a medalha dom João Bergese.

Padre Jésus Benedito dos Santos, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estiva (MG), e membro do clero da arquidiocese de Pouso Alegre, também homenageado com a medalha, foi professor da faculdade e o primeiro diretor da Fundação Dom José D’Ângelo Neto, mantenedora da faculdade. Padre Jésus é doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e escritor de vários livros sobre ministério presbiteral.

Padre Daniel Santini e dom José Luiz Majella Delgado entregam a medalha dom João Bergese ao padre Jésus Benedito dos Santos.

Além dos recém-homenageados, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem, ex-grão-chanceler e 3º arcebispo de Pouso Alegre (1996-2014), e Eraídes Rabelo, ex-professora, foram os primeiros a receber a medalha dom João Bergese.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Fotos: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Junior

A imagem destacada da notícia traz, da esquerda para a direita, padre Jésus Benedito dos Santos, dom Marco Aurélio Gubiotti, dom José Luiz Majella Delgado, padre Daniel Santini e padre Adriano São João.

Veja mais fotos do evento: