Membros do clero arquidiocesano participam de reunião pastoral em Pouso Alegre

27 de agosto de 2022

No dia 23 de agosto, padres da arquidiocese se reuniram no seminário arquidiocesano, em Pouso Alegre (MG), para partilha e encaminhamentos pastorais.

A reunião foi coordenada pelo cônego Wilson Mário de Morais, vigário geral. Na primeira parte do evento, padre Eduardo Rodrigues da Silva, pároco da paróquia São Benedito, em Itajubá, e responsável pela Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres, apresentou pistas para reflexão sobre o diaconato permanente.

O diaconato permanente é um ministério incentivado na Igreja Católica pelo Concílio Vaticano II (Lumen gentium, 29) para auxiliar os bispos, padres e os cristãos leigos nas comunidades por meio de serviços litúrgicos, anúncio da Palavra de Deus e exercício da caridade.

Desde 2017, a arquidiocese tem realizado motivações vocacionais e ações pastorais para que o ministério diaconal permanente seja exercido em suas comunidades. No ano de 2018, por iniciativa de dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, foi criada a Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres para acolher e acompanhar candidatos ao diaconato permanente.

Até o momento, há 33 candidatos para o ministério diaconal sendo acompanhados. Eles participam de encontros formativos, direção espiritual, acompanhamento psicológico, momentos de espiritualidade e estágio pastoral nas comunidades. A preparação dos candidatos ao diaconato permanente tem duração prevista de 4 anos.

Os candidatos são acompanhados pelos padres Eduardo Rodrigues da Silva, Heraldo José dos Reis, Adriano São João, Clemildes Francisco de Paiva, Daniel Santini Rodrigues e Francisco José da Silva e os cônegos Wilson Mário de Morais e Mauro Morais.

Na reunião do clero, padres e arcebispo partilharam expectativas na arquidiocese sobre o diaconato permanente e apresentaram possibilidades para envolvimento dos futuros diáconos nas ações pastorais arquidiocesanas.

Ao longo da reunião, outras questões pastorais arquidiocesanas também foram encaminhadas. Foram tratados assuntos sobre o 1º Sínodo arquidiocesano; as orientações da Igreja Católica para as eleições 2022; o projeto “Encantar a Política” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); as celebrações dos 60 anos da criação da arquidiocese de Pouso Alegre; a Pastoral Vocacional e a Pastoral do Batismo.

Texto: padre Thiago de Oliveira Raymundo
Foto: seminarista Márcio Aurélio Gonçalves Junior