Homenagem Póstuma ao Pe. Sebastião Teixeira Beraldo é realizada em Consolação

15 de dezembro de 2021

No último domingo (12), nosso Arcebispo Dom Majella presidiu a Santa Missa às 09 horas na Igreja Matriz de Consolação, Após a celebração,  houve uma homenagem póstuma ao Pe. Sebastião Teixeira Beraldo na Escola Estadual Prof. Francisco Manoel do Nascimento com o descerramento de uma placa que homenageou o Pe. Beraldo por serviços prestados a toda comunidade.

Placa descerrada na Escola Estadual que homenageia o Pe. Sebastião Teixeira Beraldo
Confira o discurso do Sr. João Bosco Nogueira Marques, Diretor da Escola Estadual.

Sebastião Teixeira Beraldo nasceu em 03 de junho de 1932, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Foi ordenado diácono na mesma cidade aos 20 de janeiro de 1963, e presbítero, também em Pouso Alegre, aos 29 de junho daquele mesmo ano. Seu lema de ordenação sacerdotal era: “O sacerdote é escolhido como mediador para oferecer sacrifícios pelos pecados dos homens” (Hb 5,1).

Pe. Sebastião Beraldo foi Administrador Paroquial desta Paróquia de Consolação de 1964 a 1967. Nesse período, demonstrou grande apreço para com esta Comunidade Paroquial, iniciando e incentivando múltiplos trabalhos em vários setores da sociedade. Destacou-se por seu esmero com a formação cultural do povo consolense, motivando, especialmente as crianças, a estudar com seriedade. Pe. Beraldo sempre zelou pela formação humana integral, associando a educação à cultura e à vida religiosa.

Na década de 60, a Catequese era denominada Catecismo, se vinculando tanto à religiosidade católica quanto ao aprendizado escolar; por essa razão inclusive, Pe. Beraldo evidenciava tanta acuidade pela formação iniciática das crianças nessas áreas tão próximas e vitais ao desenvolvimento pleno do ser humano. Pe. Beraldo foi docente durante muitos anos, com amplos conhecimentos linguísticos, sobretudo do Latim, do Grego, do Francês e de nossa Língua Portuguesa. Lecionar era uma de suas especialidades pessoais. Ainda nessa estação, Pe. Beraldo se compeliu em prol da coerência entre o Catecismo e a Escolarização, de tal modo que somente as crianças que estivessem cursando o Ensino Primário na Escola, poderiam frequentar o Catecismo.

Pe. Beraldo desenvolveu diferentes tarefas sociais em Consolação, além de sua diligência pelo campo educacional. Ele incluía uma argúcia longínqua para o seu tempo, arrazoando perspectivas futuras benéficas ao povo deste município, sempre cauto com o crescimento deste em vários aspectos. Seu prisma aspirava respeitosa objetividade desenvolvimentista humana.

Nesta paróquia, especialmente na vivência litúrgica, Pe. Beraldo foi acurado e paciente em instruir os fiéis acerca das modificações contemporâneas na Liturgia Eclesial, uma vez que naquele período da década de 60, acontecia o Concílio Vaticano II, de suma importância para toda a Igreja Católica, com as suas atualizações apostólicas, sobretudo em égide pastoral (aggiornamento). E a partir da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, Pe. Beraldo teve expressivo zelo em aplicar as novas normativas advindas deste altivo Documento Eclesial.

Ainda naquela estação, houve a fundação do Ginásio Deputado Christóvam Chiaradia, como o acontecimento mais importante para o progresso de Consolação (nos dizeres do próprio Pe. Beraldo), sendo ele quem adotou primordialmente a responsabilidade de Dirigente daquele, ratificando manifestadamente a sua deferência na concepção educacional à população consolense. O ensino e a aprendizagem eram valores imprescindíveis.

Por esses concisos relatos do período de quase quatro anos em que Pe. Beraldo foi Administrador Paroquial desta paróquia, facultou-se apreender quantas benfeitorias ele proporcionou, não exclusivamente aos fiéis católicos, mas desdobrando-as a todo o Município de Consolação. Genuinamente, ele foi um ministro dedicado a esta paróquia, obsequioso aos legítimos imperativos daquele momento, impelindo-se para que tais necessidades fossem supridas. Ele elucidava inerentemente um significativo espírito de liderança, de aptidão à coordenação, e de maestria pelo bem comum. Honra seja adjudicada aos seus méritos como Administrador Paroquial desta Paróquia de Nossa Senhora da Consolação. Louvamos a Deus presentemente por tantos trabalhos efetivados pelo Pe. Beraldo, pelo dom de sua vida oferecida no exercício cotidiano do Ministério Sacerdotal, que beneficiou sob multíplices dimensões a inúmeras pessoas em Consolação, e em diversas outras paróquias da Arquidiocese!

Confira algumas fotos da Santa Missa e da homenagem na Escola Estadual Prof. Francisco Manoel do Nascimento:

Fotos: Daisa; Maria Viviana e Fernando de Cássia Mota Souza

Informações: Daisa e Pe. Rafael Gouvêa