Leigos da Arquidiocese de Pouso Alegre participam da 28ª Assembleia do Laicato do Brasil – Leste 2

14 de setembro de 2023

De 7 a 9 de setembro, aconteceu a 28ª Assembleia do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Leste 2, realizada na Casa de Nazaré, em Montes Claros (MG), com a participação dos leigos representantes das arquidioceses e dioceses do Regional Leste 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A arquidiocese de Pouso Alegre foi representada pelos cristão leigos André Ferreira Martins e Dalva Rangel da Veiga Neri. Também participou do encontro o padre Paulo Adolfo Simões, membro do clero da arquidiocese de Pouso Alegre, que é secretário executivo do CEFEP – Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara.

Refletindo sobre o tema; “Profecia e Missão nos caminhos do Chão Mineiro” e o lema; “O meu desejo é a vida do meu povo” (Est 7,3), o encontro foi composto por momentos de debates, palestras, oração e reflexão. Com a ajuda do Arcebispo de Montes Claros, Dom José Carlos de Souza Campos, os cristãos leigos e leigas tiveram a oportunidade de aprofundar na análise da conjuntura eclesial e política.

O CNLB – Conselho Nacional do Laicato do Brasil é uma associação de fiéis leigos católicos que congrega e representa o laicato brasileiro na sua diversidade em movimentos, pastorais, e associações dos mais variados tipos. A instituição tem por objetivo articular o laicato, em conselhos regionais, diocesanos e locais.

Segundo a leiga Dalva Rangel da Veiga Neri:

“O CNLB quer ser o organismo que anima e congrega todas as expressões laicais. Muitas destas expressões já estão participando. O CNLB tem uma missão especial nestes tempos atuais. Ver com os olhos dos cristãos leigos, se faz necessário para transformar e cuidar da sociedade.”
Texto: padre José Luiz Faria Junior
Imagens: arquivo pessoal de André Ferreira Martins e Dalva Rangel da Veiga Neri