Novo pároco de Itapeva é apresentado pelo arcebispo

24 de março de 2022

Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., arcebispo metropolitano, apresentou o padre João Luiz Ferreira Peçanha como o novo pároco da paróquia São Sebastião, em Itapeva (MG), no último domingo (20).

A apresentação do padre João Luiz a sua nova paróquia foi um rito litúrgico na missa do 3º Domingo da Quaresma, presidida por dom Majella, na igreja matriz São Sebastião.

Dom Majella e padres presentes na apresentação litúrgica do padre João Luiz como pároco da paróquia São Sebastião, em Itapeva.

Padre João Luiz e outros padres da arquidiocese tomaram posse canônica do seu novo ofício no dia 9 de fevereiro deste ano, no seminário arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora.

Leia mais: Posse canônica dos novos párocos (9 de fevereiro).

Na celebração, padre João Luiz recebeu símbolos relativos ao seu ofício das mãos de cristãos leigos da sua nova paróquia: as chaves da igreja matriz e do sacrário; os santos óleos e a estola. Além disso, dom Majella passou às mãos do novo pároco o livro dos Evangelhos, reforçando a sua missão de pregar a Palavra de Deus. Ao final da cerimônia litúrgica de posse, o arcebispo entregou ao padre João Luiz a sede (cadeira) paroquial, representando a administração paroquial como serviço ao povo de Deus.

Fiéis da paróquia São Sebastião apresentam símbolos ao padre João Luiz, relacionados ao ofício de pároco.

O arcebispo, ao meditar a Palavra de Deus, reforçou que o padre deve acolher a todos e ser próximo da comunidade. Dom Majella também pediu que a paróquia São Sebastião acolha seu novo pároco, colaborando nas atividades pastorais. Além disso, ele manifestou seu desejo de que que o padre e os cristãos leigos colaborem com a arquidiocese nas atividades do 1º Sínodo Arquidiocesano.

Da esquerda para a direita, os senhores Carlos Alfredo Clemente e Daniel Pereira do Couto, respectivamente vice-prefeito e prefeito de Itapeva; dom Majella; padre João Luiz e seu pai, o senhor Antônio Carlos Ferreira Peçanha.

Em breve, outras paróquias acolherão oficialmente seus novos padres com a presença do arcebispo: São Francisco e Santa Clara, em Pouso Alegre (27 de março, 18h, salão da igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Faisqueira II); Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (29 de abril, 19h, igreja matriz), e Nossa Senhora de Lourdes, em Maria da Fé (6 de maio, 19h, igreja matriz).

Imagens: Anderson Lemes da Silva e Inácia Bernadete Neto de Araujo, Pascom/Paróquia São Sebastião, em Itapeva.

A imagem destacada da notícia traz padre João Luiz recebendo de uma cristã leiga e de dom Majella símbolo relativo ao seu ofício como pároco.

Seguem mais fotos do evento: