Padre Odair toma posse canônica da Paróquia de Bueno Brandão

9 de março de 2018

Na noite da última quarta-feira (07), o padre Odair Lourenço Ribeiro foi empossa canônicamente no ofício de Pároco da Paróquia Bom Jesus em Bueno Brandão. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R., e concelebrada por diversos padres da Arquidiocese. Centenas de fiéis participaram da Eucaristia.

No início da celebração foi feita a leitura do Decreto de posse canônica. De joelhos, de frente para o altar, padre Odair fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade, como é pedido a todo cristão que vá assumir um ofício dentro da Igreja.

Na homilia, o Arcebispo lembra a necessidade de que os olhos da comunidade nunca podem se afastar de Deus, e que o padre é aquele que vai ajudar a todos nessa percepção.

“Moisés, ao referir-se a terra prometida, diz: ‘Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixe escapar do teu coração por todos os dias de tuda vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos’. Eis meus irmãos, a riqueza deste tempo quaresmal. Fazermos memória da proximidade de Deus em nossa vida. Quaresma é para nos aproximar de Deus e não nos afastar. Se fazemos penitência, jejuns, destacamos a oração, se partilhamos tanto com os pobres e mais necessitados, fazemos para estarmos mais próximos de Deus. Nesta Paróquia do Senhor Bom Jesus, quantos padres já passaram por aqui? E hoje estamos acolhendo mais um sacerdote que veio caminhar com esta comunidade paroquial para que a comunidade possa fazer memória da proximidade de Deus em sua vida eclesial. Eis o sacerdote: aquele que vai estar sempre proporcionando à comunidade momentos de oração, de reflexão, de crescimento na sua fé, mas sempre alertando: não podemos esquecer que nossos olhos ficam na proximidade de Deus”.

Dom Majella, a partir do Evangelho, expressou a necessidade do novo pároco se colocar junto à comunidade, respeitando uma longa caminhada que já vem sendo feita.

“Quantas maravilhas Deus já realizaram nessa Paróquia? quantas maravilhas Deus já realizou nas comunidades que formam essa Paróquia? Hoje estamos aqui para agradecer a Deus o ‘sim’ do padre odair em abraçar essa missão como pároco dessa comunidade paroquial. Olhando para o Evangelho, uma perugnta brota no nosso coração: qual a intenção de Jesus ao dizer ‘eu não vir abolir leis e profetas, mas dar pleno cumprimento’? É preciso lembrar que Lei e Profetas significavam a Palavra de Deus. Jesus quer nos dar a compreensão de que Nele se realiza a Palavra de Deus, preenche a Palavra de Deus. Esta é a ação de Jesus. Devemos fazer a mesma pergunta ao padre Odair: Qual sua intenção com esta Paróquia do Senhor Bom Jesus, que a Arquidicoese está colocando em suas mãos? Esperamos que seja a mesma intenção de Jesus, ou seja, ele não vem para destruir o que já foi feito, mas ele vem para cumprir a Palavra de Deus e como sacerdote dar continuenidade na caminhada paroquial”, afirmou.

Após a homilia, dando continuidade ao rito canônico, o novo pároco foi conduzido pelo Arcebispo até a porta da Matriz, onde lhe entregou as chaves da Igreja; à pia batismal; ao confessionário; ao Sacrário; e, por fim, à cadeira da presdiência. Após a assinatura dos documentos, Dom Majella, com muita alegria, apresentou padre Odair e padre Paulo Roberto, que continua como Vigário Paroquial, para toda comunidade.