Padres da arquidiocese celebram jubileu de ordenação sacerdotal

4 de maio de 2022

Padre Arquimedes Carvalho de Andrade completou 50 anos de vida sacerdotal no último domingo (1). Os padres Agenor Roberto da Silva, Jésus Andrade Guimarães, Francisco Ferreira da Silva e Paulo Adolfo Simões completam, em 2022, 25 anos de ministério presbiteral. As comemorações acontecem, ao longo deste ano, nas comunidades onde já trabalharam e exercem a missão atualmente.

 

Padre Arquimedes: jubileu de ouro sacerdotal

Na última segunda-feira (2), na paróquia São Sebastião, em Andradas (MG), aconteceu a missa em ação de graças pelos 50 anos de vida sacerdotal do padre Arquimedes Carvalho de Andrade. A celebração do jubileu de ouro teve início às 10h30, com a participação do arcebispo de Pouso Alegre (MG), dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., e do arcebispo de Niterói (RJ), dom José Francisco Rezende Dias. Participaram também grande número de padres, diocesanos e religiosos, seminaristas da etapa discipular (estudos filosóficos), familiares e amigos do jubilando.

Dom Majella saúda padre Arquimedes na missa em ação de graças pelo seu jubileu áureo sacerdotal, no dia 2 de maio.

No início da missa, na recordação da vida do padre Arquimedes, foi lembrado de seu nascimento em Jacutinga (MG), no dia 10 de abril de 1945, filho de Luiz e Maria Aparecida, tendo 8 irmãos. Desde muito cedo, ele já mostrava interesse pelas coisas de Deus, sua caminhada formativa, desde a saída de casa, aos 10 anos, para residir com seu pároco, em Jacutinga; ingressando ao Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre aos 12 anos; recebendo a batina e ordens menores em 1966 e ordenado padre em 1 de maio de 1972, pelas mãos de dom José D’Angelo Neto, então arcebispo de Pouso Alegre.

Da esquerda para a direita, cônego Wilson, padre Arquimedes, dom Majella e dom José Francisco, na missa comemorativa do jubileu áureo sacerdotal do padre Arquimedes, no dia 2.

Padre Arquimedes já trabalhou como padre nas cidades de Brazópolis (MG), Piranguinho (MG), Ipuíuna (MG), Pouso Alegre, Itajubá (MG), Taubaté (SP), Sapucaí Mirim (MG), Vitória (ES), Santa Rita do Sapucaí (MG), Jacutinga, Albertina (MG), Congonhal (MG), Senador José Bento (MG), Estiva (MG), Monte Sião (MG) e, atualmente, em Andradas. Além de contribuir na direção espiritual do dos seminaristas do seminário Nossa Senhora Auxiliadora e na formação na Escola Diaconal Santa Dulce dos Pobres.

Padre Arquimedes recebeu bolo comemorativo dos fiéis de Andradas, pelos seus 50 anos de padre. 

Após a recordação da vida, dom Majella pediu a todos presentes que aplaudissem o exemplo de vida do padre Arquimedes.

A homilia foi feita por dom José Francisco, amigo do padre Arquimedes. Em sua reflexão, lembrou-se de características marcantes do jubilando, como: a “proximidade, respeito para com o bispo, simplicidade e proximidade junto aos padres e ao seminário, colaborando  durante longos anos com a direção espiritual de seminaristas, além do trabalho como formador e também junto a comissão dos ministérios ordenados e vida consagrada da CNBB. Em todos esses trabalhos, padre Arquimedes sempre testemunhou que é bom ser padre”. Por tudo que foi vivido, durante 50 anos de vida sacerdotal, se deve dar graças a Deus, ressaltou o arcebispo de Niterói.

Padre Arquimedes e fiéis de Andradas realizam caminhada vocacional, no dia 30 de abril.

Nas homenagens finais ao padre Arquimedes, padre Heraldo José dos Reis, coordenador da Pastoral Presbiteral, ressaltou: “nossa gratidão, padre Arquimedes, pelo sim dado, há 50 anos. Obrigado por caminhar com nosso presbitério. Obrigado por tantos anos dedicados à formação e à direção espiritual dos seminaristas. Obrigado por fomentar em nosso meio a fraternidade presbiteral. Sua proximidade, seu carinho, permita-me dizer, seu jeito singular de ser, sua amizade nos fazem muito bem”.

Padre Lucas Silva Crispim, cônego Simão, padre Arquimedes, padre Tiago da Silva Vilela e seminaristas, na residência paroquial, em Andradas, no dia 30 de abril.

Cônego Simão Cirineu, pároco da paróquia São Sebastião, em Andradas, ressaltou em sua homenagem: “obrigado, padre Arquimedes, pelos 10 anos de convivência, desde Monte Sião até Andradas. 10 anos de muitas experiências marcantes”.

Dom Majella, em seu agradecimento, manifestou-se dizendo: “Deus deu um grande dom ao padre Arquimedes. A humildade, saber escutar, a obediência de estar na comunhão com o presbitério e com o bispo. Padre Arquimedes tem uma comunhão expressa em um amor pelo presbitério que não se cansa de falar nem de se expressar. Amor por cada um dos padres, amor que não discrimina”.

Fiéis de Andradas rezam o terço, por intenção do padre Arquimedes, na igreja matriz São Sebastião, no dia 30 de abril.

Por fim, padre Arquimedes agradeceu a todos, pelas inúmeras manifestações de amizade e carinho pelo seu jubileu de ouro. Em seu agradecimento afirmou, que “se dependesse dele, seu aniversário seria um dia comum, um dia igual aos demais. Porém, o que diferencia esse dia, é essa presença amiga, simpática, bonita de cada um dos presentes, bispos, padres, irmãos, parentes, uma presença carregada de significados incontáveis e único. Presença que fala por si mesma, numa linguagem brotada do coração e da fé”.

Fieis rezam o terço na igreja matriz São Sebastião, em Andradas, por ocasião dos 50 anos de vida sacerdotal do padre Arquimedes.

O jubilando, como de costume, terminou seus agradecimentos cantando a música “Mudei”, de Kell Smith. Na oportunidade, padre Arquimedes também coroou a imagem de Nossa Senhora, com os seminaristas. Após a celebração da missa, aconteceu uma recepção para os padres e familiares do jubilando na Casa Geraldo.

As festividades, por ocasião do aniversário ministerial do padre Arquimedes, contou com a celebração de outras missas, terço e eventos vocacionais, como a “Caminhada Vocacional”, que envolveram seminaristas do seminário arquidiocesano de Pouso Alegre, padres, religiosos e fiéis de Andradas, no último final de semana, nos dias 30 de abril e 1º de maio.

Jubileu de prata sacerdotal

Em 2022, além das comemorações pelo jubileu áureo sacerdotal do padre Arquimedes, outros padres da arquidiocese completam 25 anos de vida consagrada a Deus como padres: Agenor Roberto da Silva, Jésus Andrade Guimarães, Francisco Ferreira da Silva e Paulo Adolfo Simões. Esses padres foram ordenados presbíteros no ano de 1997, por dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, OPraem, então arcebispo de Pouso Alegre.

Padre Agenor Roberto da Silva, familiares e amigos, na celebração de seu jubileu de prata sacerdotal, no dia 17 de janeiro, em Wenceslau Braz. Foto: Pascom/Paróquia Sant’Ana/Wenceslau Braz.

Padre Agenor Roberto da Silva completou 25 anos de padre no dia 17 de janeiro; padre Jésus Andrade Guimarães, no dia 7 de fevereiro; padre Francisco Ferreira da Silva, ontem, no dia 3 de maio. No dia 12 de dezembro, padre Paulo Adolfo Simões irá completar seu jubileu de prata sacerdotal. Comemorações já aconteceram e estão previstas, desde o início deste ano, nas paróquias onde esses padres trabalham atualmente, são naturais e já desempenharam atividades pastorais.

Padre Jésus Andrade Guimarães, na celebração de seu jubileu de prata sacerdotal, no dia 7 de fevereiro, na igreja matriz Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre. Na foto, padres e dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo de Itabira (MG), que concelebraram a missa em ação de graças pelo ministério sacerdotal do jubilando. Foto: Pascom/Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Pouso Alegre.

Atualmente, padre Agenor é pároco na paróquia Sant’Ana, em Wenceslau Braz (MG). Padre Jésus é pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre (MG), e chanceler do arcebispado.

Padre Francisco Ferreira da Silva, na celebração de seu jubileu de prata sacerdotal, no dia 3 de maio, na igreja matriz São José, em Paraisópolis (MG). Foto: Pascom/Paróquia São José/Paraisópolis.
 

Padre Francisco é pároco da paróquia São Sebastião, em Senador José Bento (MG).

Padre Paulo Adolfo Simões.

Padre Paulo Adolfo é secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (CEFEP), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e colabora com este site na escrita de artigos mensais sobre fé, política e reflexão sobre questões sociais.

 

Texto: padres Júlio César dos Santos Júnior e Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Pastoral da Comunicação/Paróquia São Sebastião/Andradas e Arquivo Pascom.

A imagem destacada da notícia traz fiéis da Andradas, reunidos diante da igreja matriz São Sebastião, na Caminhada Vocacional, promovida por ocasião do jubileu áureo sacerdotal do padre Arquimedes Carvalho de Andrade, no dia 30 de abril.