Setores Pastorais realizam atividades do Sínodo Arquidiocesano

30 de agosto de 2023

Neste ano, a Arquidiocese de Pouso Alegre se dedica à Fase Setorial do 1º Sínodo Arquidiocesano. Nos últimos meses, os 9 setores pastorais da arquidiocese realizaram sessões e peregrinações sinodais para fortalecer a escuta do Povo de Deus e a espiritualidade da comunhão, participação e missão.

Sessões Sinodais

Após a abertura da Fase Setorial do Sínodo Arquidiocesano, no dia 14 de abril de 2023, os 9 setores pastorais da Arquidiocese de Pouso Alegre (Alto da Serra, Dourado, Extremo Sul, Fernão Dias, Mandu, Mantiqueira, Mogi, Paraíso e Sapucaí) realizaram, de abril a agosto, sessões sinodais para aprofundar a escuta do Povo de Deus.

Nesse período, aconteceram sessões sinodais para aprofundamento de temas desenvolvidos nos três primeiros encontros da Fase Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano, em 2022.

Nas sessões, participaram membros dos Conselhos Setoriais de Pastoral (COSEPA), das Equipes Sinodais paroquiais, dois representantes de cada paróquia e os padres. Com esses participantes, foi possível ampliar o processo de escuta que acontece de modo sinodal na arquidiocese, em comunhão com a escuta realizada nas paróquias e comunidades.

Outras sessões sinodais setoriais estão previstas para os meses de setembro e novembro de 2023 e março de 2024. As próximas sessões ampliarão a escuta e a partilha de temas trabalhados nos últimos cinco encontros da Fase Paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano. No dia 28 de março de 2024, será iniciada a Fase Arquidiocesana, para continuar o processo de escuta e sinodalidade que acontece na Igreja Particular de Pouso Alegre.

As sessões sinodais já aconteceram nas seguintes datas e locais:

25 de abril – Setor Pastoral Fernão Dias, na Paróquia São Sebastião e São Roque, em Bom Repouso (Foto: Bianca de Oliveira Borba);

3 de junho – Setor Dourado, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Espírito Santo do Dourado (Foto: Ana Ferreira);

17 de junho – Setor Mantiqueira, na Paróquia Santo Antônio, em Itajubá (Foto: Bete Ricotta);

20 de junho – Setor Extremo Sul, na Paróquia São Sebastião, em Itapeva (Foto: Cristóvão Cassiano Machado Lopes);

21 de junho – Setor Paraíso, na Paróquia São José, em Paraisópolis (Foto: Pascom Paróquia São José/Paraisópolis);

2 de julho – Setor Alto da Serra, na Paróquia Santa Rita, em Santa Rita de Caldas (Foto: padre Tiago Vilela);

15 de julho – Setor Mandu, no Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (Foto: Simone de Fátima Ramos);

17 de julho – Setor Sapucaí, no Santuário Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí (Foto: Giovana Costa Carvalho);

10 de agosto – Setor Mogi, na Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima, em Ouro Fino (Foto: Pascom Santuário Medalha Milagrosa/Monte Sião).

Peregrinações Sinodais

Para celebrar e fortalecer a espiritualidade sinodal na Fase Setorial do 1º Sínodo Arquidiocesano, os setores pastorais realizaram, de maio a agosto deste ano, peregrinações a um santuário local. Além das peregrinações, aconteceram também momentos de convivência, oração e celebração eucarística, que envolveram cristãos leigos, religiosos e clérigos que participam do 1º Sínodo Arquidiocesano.

As peregrinações aconteceram nos seguintes locais e datas:

7 de maio – Setor Extremo Sul, ao Santuário Santa Rita de Cássia, em Extrema (Foto: Cristóvão Cassiano Machado Lopes);

27 de maio – Setor Mantiqueira, ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Itajubá (Foto: Madalena Barbosa);

20 de agosto – Setor Mogi, à Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (Foto: Pascom – Basílica Nossa Senhora do Carmo/Borda da Mata);

20 de agosto – Setor Alto da Serra, ao Santuário Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Caldas (Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Andradas);

20 de agosto – Setor Paraíso, ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Brazópolis (Foto: Pascom Paróquia São Caetano/Brazópolis);

27 de agosto – Setor Sapucaí, à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição dos Ouros (Foto: Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Conceição dos Ouros);

27 de agosto – Setor Mandu, ao Santuário Imaculado Coração de Maria, em Pouso Alegre (Foto: Edilene Coutinho).

Os setores Dourado e Fernão Dias realizarão suas peregrinações, respectivamente, nos dias 7 de outubro e 26 de novembro, em locais a definir.

Texto: Lenice Santos e padre Thiago de Oliveira Raymundo
Imagens: Ana Ferreira, Bete Ricotta, Bianca de Oliveira Borba, Cristóvão Cassiano Machado Lopes, Edilene Coutinho, Giovana Costa Carvalho, Madalena Barbosa, padre Tiago Vilela, Pascom Basílica Nossa Senhora do Carmo (Borda da Mata), Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Andradas), Pascom Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Conceição dos Ouros), Pascom Paróquia São Caetano (Brazópolis), Pascom Paróquia São José (Paraisópolis), Pascom Santuário Medalha Milagrosa (Monte Sião), Simone de Fatima Ramos.